Catch us if you can...

domingo, outubro 29, 2006

Loucura total!





Este é o jogo que todos os adeptos e ultras portistas anseiam. É o jogo mais intenso, mais dramático e mais importante do campeonato. É o jogo contra os nossos maiores rivais, o jogo que mais custa perder e o que dá mais prazer ganhar. Os jogos entre Porto e benfica começam sempre a ser jogados bem antes do dia do jogo e este não foi excepção. Os dirigentes dos dois clubes foram-se atacando na praça pública durante a semana que antecedeu a partida e assistimos a uma nova rábula com os bilhetes. Desta vez, foram os dirigentes do slb que se esqueceram de pedir os bilhetes a que tinham direito, dentro do prazo definido pelos regulamentos. Ainda pediram compreensão pela incompetência dos seus funcionários, mas os dirigentes portistas não acederam aos seus pedidos. Era a única coisa que podiam fazer, pois, apesar de lamentarmos a ausência dos nossos adversários, não esquecemos o que aconteceu há dois anos, quando a SAD benfiquista não cedeu nenhum bilhete aos adeptos azuis e brancos, ao considerar que o pedido de bilhetes, que foi feito via telefone, não era válido, apesar dos regulamentos da Liga não especificarem que os pedidos tinham de ser feitos por escrito.







O dia do jogo começou cedo, muito cedo para os ultras do GMU. Ainda não eram nove horas da manhã e já mais de 20 GMU’s trabalhavam na coreografia dessa noite, em conjuntos com outros tantos elementos dos SD. Foi uma manhã de muito trabalho, a colocar milhares de cartolinas nos respectivos lugares, mas foi também uma manhã divertida, animada e bem passada. Como já temos algum “calo” nestas coisas, tudo ficou pronto por volta da hora de almoço e enquanto uns foram para casa, outros foram para o shopping mais perto matar a fome e a sede que já apertavam e aí ficamos até faltarem cerca de duas horas para o início do encontro. A partir dessa altura fomos entrando no estádio, fosse com lugar anual, com bilhete ou pela “porta do cavalo”.






Cedo se percebeu que o sector GMU ia ser pequeno para albergar toda a gente. De facto, neste jogo, o grupo teve uma presença fantástica, não faltou ninguém. Até à hora do jogo foi tempo para convívio e antevisão da partida que se aproximava. O estádio ia enchendo de portistas, sobrando apenas um pequeno triângulo que presumivelmente estaria reservado para os lampiões que tivessem conseguido arranjar bilhete.

As equipas entram para o aquecimento e o ambiente começa também a aquecer, com os apupos do costume para os vermelhos e a ovação não menos habitual para os jogadores que defendiam as nossas cores. O nervosismo começava a aumentar e já havia aquela atmosfera especial dos grandes jogos. O tempo passava devagar e já ninguém conseguia tirar os olhos do relógio. Os jogadores regressam para o balneário e aparecem os primeiros cânticos de apoio ao grande Porto.

Pouco depois as equipas saem do túnel e surge a coreografia preparada para este jogo. 50 mil cartolinas no estádio todo formam um oceano azul e branco. Na superior sul formou-se o já famoso 12, símbolo do 12º jogador, aquele que está sempre convocado e é intransferível; na parte inferior da bancada nascente lia-se FC PORTO, enquanto na parte superior via-se o ano de fundação do nosso clube, 1893; no resto do estádio listas verticais de azul e branco coloriam a casa do Dragão. Nada de original, nada de inovador, mas sempre espectacular e bonito de se ver. A acompanhar a coreografia, todo o estádio cantava alto e bom som, concedendo ao clássico um ambiente fantástico.







É dado o pontapé de saída e o Porto parece galvanizado pelo excelente apoio prestado pelos seus ultras. Tanto dentro como fora das quatro linhas o início é avassalador por parte dos portistas. A curva sul cantava com um poder não visto há muito tempo, enquanto a equipa portista entrava a todo o gás, procurando marcar a partir do primeiro minuto. O golo aparece aos doze minutos, com alguma sorte, mas inteiramente merecido e é a primeira explosão de alegria da noite. A euforia invade o Dragão e o ambiente continua fabuloso. Pouco depois o ambiente fica ainda mais ao rubro com a entrada dos poucos lampiões que conseguiram bilhete e que chegaram mesmo a tempo de assistirem ao nosso segundo golo. E que golo! Ricardo Quaresma deixa Nelson à nora e fabrica um grande momento de futebol. O estádio delira e mais uma vez Vítor Baia é lembrado, provando (se mais provas fossem necessárias) a sua influência e importância no balneário como último símbolo da mística do clube. Pouco depois, o primeiro revés do jogo: a lesão de Anderson após uma entrada de Katsouranis, que está há pouco tempo no nosso país, mas pelos vistos já aprendeu alguma coisa com Petit. A partir daí, o Porto perdeu o controlo do jogo e foi Hélton que nos permitiu ir para o intervalo a vencer por 2-0. Foi uma primeira parte que nos deu dois golos e onde os ultras portistas estiveram em excelente nível, com uma prestação vocal como há muito não se via em jogos realizados em casa.






A segunda parte começou como acabou a primeira: com o Porto retraído, cedendo o domínio da partida ao adversário. Também os adeptos perderam fulgor, depois do da primeira parte, apesar de nunca se ter parado completamente de cantar. O GMU bem se esforçava e de vez em quando lá havia bons momentos de apoio, intercalados por períodos de alguma apatia.

Surge o primeiro golo dos lampiões, quando havia ainda meia hora para se jogar. Apesar de preocupados, continuámos a tentar empurrar a equipa para a frente, mas esta parecia receosa. As substituições operadas pelo treinador portista pareciam não ajudar e já perto do fim surgiu o empate e um grande balde de água fria no recinto do campeão nacional. Viviam-se momentos de incredulidade e desespero no reino do Dragão, pois um jogo que parecia decidido com vinte minutos jogados, estava agora empatado a pouco tempo do final.

Quando o 4º árbitro levantou a placa que indicava três minutos de compensação, já muitos sócios portistas abandonavam o estádio e já poucos acreditavam na vitória. É então que há um lançamento lateral perto da área benfiquista e, num acto de desespero, a bandeira da sorte do GMU, que já nos deu um campeonato, é colocada em “posição de ataque”. Fucile lança a bola para dentro da área e, depois de muita confusão, vemos a rede abanar e o esférico dentro da baliza adversária... O estádio veio abaixo! É difícil explicar ou descrever a euforia que se seguiu, mas foi como se uma bomba explodisse! Os jogadores festejam junto a nós e o jogo termina logo a seguir. Nós ficamos dentro do estádio largos minutos a festejar em comunhão com os jogadores que conseguiram uma suada vitória, com muita sorte à mistura. Mas assim até sabe melhor e o que interessa são os três pontos e mais uma épica vitória que vai ficar eternamente na história como uma das mais complicadas de sempre.






Só muito tempo após o apito final do árbitro é que abandonamos o estádio, depois de muitos festejos e dum clímax fantástico, a lembrar Manchester e Sevilha. Fomos então celebrar para o sítio do costume, para terminar em beleza um dia longo, muito cansativo, mas com um final feliz e que compensou todo o nosso esforço. Porque o nosso amor é eterno e a nossa fé é infinita!

16 Comments:

  • At 9:13 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Em grande!

     
  • At 12:40 da tarde, Blogger Bruno said…

    Foi um dia em grande meu menino! Não podia ter tido "estreia" melhor ;)...por mt cansativo q tenha sido pôr aquelas cartolinas tds!

     
  • At 2:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    o tifo vale o que vale e so foi possivel graças a sad do porto que qd quer descarta-vos e qd quer usa-os e nestas alturas vcs deviam ser mais coerentes ja que as criticas a sad qd vos reprimem ficam debaixo do tapete nestas alturas. de qq forma saliento que conseguem admitir que tiveram muita sorte na vitoria porque realmente o 1º golo foi um belo chouriço e o 3º a bola andou ás 3 tabelas ate cair por acaso na zona do moraes ao passo que os 2 golos do benfica foram todos feitos sem erros nem desvios nem tabelas.

     
  • At 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    1º as relações SD-clube já estão normalizadas.
    2º nunca precisámos do clube para fazer coreografias de estádio todo. Temos acesso às mesmas cartolinas e ao mesmo custo.
    3º Perderam porque não têm a bandeira que nós temos :D

     
  • At 4:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    bandeira=sorte? sim, concordo hehe.
    estao normalizadas ate ao dia em que se mostrarem novamente criticos da sad.
    voltando aos tifos, sou de opiniao que se devem limitar ao sector do grupo ou quanto muito apenas à bancada onde esta o grupo.

     
  • At 11:31 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    como posso mandar vir um caxe desses ta muito louco

     
  • At 11:49 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    1ª vez que venho ao vosso blog, ta excelente ;)

    Continuem com o projecto que ta mesmo brutal !

    Saudaçoes para todos...

     
  • At 12:17 da tarde, Blogger João Luís said…

    Obrigado ao último anónimo pelo comentário elogioso.
    Em relação aos cachecóis, só os vendemos na curva, a preço de custo, por isso desengane-se quem pensa que fazemos negócio com o nosso material.

     
  • At 3:09 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Boa tarde,

    Bom blogue, boa mentalidade.
    Em relação ao caxe, há alguma possiblidade de ser comprado fora da curva? É que sou tripeiro, mas verde e por isso não frequento a mesma curva que vcs, embora seja coleccionador e estou interessado em comprar.

    Abraço

     
  • At 5:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Como realmente o texto diz, "este é o jogo que todos os adeptos e ultras portistas anseiam". Há obviamente outros jogos emocionantes, de importância igual ou superior, mas receber o benfica é aquela coisa, é aquela ansiedade (que nasce dias antes), aquele friozinho na barriga que só acaba no fim do jogo, não exactamente no fim do apito final, mas quando já estamos em casa, deitados na cama a recordar como foi(porque desde que o árbitro dá o jogo por terminado até ao fim propriamente dito do clássico, ainda pode acontecer muita coisa - recordemos p.e. o jogo do ano passado...).
    Desta vez, pudemos ter boas recordações, porque foi um grande jogo, super emocionante e sofrido até ao final. É enervante e desesperante, mas não há dúvida que saõ estas as vitórias que melhor sabem!!!
    E com sorte ou sem ela, a vitória foi nossa e os 3 pontos também!
    Ah, e, como sempre, o Gmu esteve em grande! Somos cada vez melhores!
    Aguarda-nos Setúbal...

     
  • At 1:01 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Já agora qual o preço de custo?
    Tambem estou interessado mas nao frequento a sul do estadio.

     
  • At 4:04 da manhã, Blogger 1893 said…

    6 €

     
  • At 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ele enganou-se. é 36€

     
  • At 9:50 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    36 Porque és amigo da malta se nao era 40 sem iva.

     
  • At 12:26 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Já fui roubado. Amim levaram-me 45. Xulos

     
  • At 11:50 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    simplesmente fantastico este blog...
    abraços
    Porto SEMPRE

    SDContumil
    LaMafia

     

Enviar um comentário

<< Home