Catch us if you can...

domingo, janeiro 07, 2007

Qualificados!

Depois das fantásticas vitórias em Hamburgo e em Moscovo, o FC Porto regressava a casa para defrontar o Arsenal de Londres, em jogo a contar para a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O empate bastava para assegurarmos a passagem aos oitavos de final da prova, enquanto a vitória nos garantia o primeiro lugar do grupo.

Para este jogo, foi, mais uma vez, preparada uma coreografia de estádio todo e, como é regra geral, o GMU participou em força na elaboração do tifo. Assim, logo pela matina, o pessoal foi-se juntando no P1 do Estádio do Dragão para todos juntos entrarmos para o interior do recinto e começarmos o trabalho.

O espectáculo consistia, mais uma vez, num mosaico de cartolinas, onde, na superior sul, se formaria a sigla FCP na parte de cima e em baixo os anos do nosso orgulho (87 e 04), quando nos sagrámos campeões europeus. No meio das duas datas, a imagem da taça dos campeões. Já na nascente, lia-se a frase “Por ti, Porto”. A completar o tifo levantar-se-ia a frase “Queremos mais”.

Foi mais uma manhã bem passada, com o pessoal empenhado na realização da coreografia e com tudo a ficar concluído ao início da tarde, mas apenas devido ao atraso da camioneta que trazia as cartolinas. Entre as duas partes do trabalho, fomos até ao Dolce Vita para a fast food da praxe e para o Moisés ir comer a sopa!

Como o tifo ficou pronto muito cedo, tivemos de fazer horas até entrar para o estádio. Uns foram a aulas, outros a casa e algumas ultras foram mesmo às compras!

Já dentro do estádio, fomos vendo a casa encher, sempre num ambiente de jogo grande e já todos apostávamos numa vitória e num encontro com a Roma na eliminatória seguinte.
Mas a nossas previsões não se concretizaram, pois o jogo terminou empatado a zero, numa partida muito táctica, com as duas equipas, mas principalmente o conjunto londrino, a não arriscarem muito, já que o empate servia às duas formações. Ainda assim, o nosso Porto esteve por duas vezes muito perto de marcar, através de Quaresma, que conseguiu a proeza de enviar duas bolas ao poste da baliza inglesa. Nos últimos minutos, as duas equipas limitaram-se a trocar a bola no seu meio campo defensivo, enquanto esperavam que o tempo se esgotasse. Compreende-se que estava muita coisa em jogo, mas consideramos que devia haver mais respeito pela verdade desportiva e, principalmente, pelos adeptos que pagam muito e bom dinheiro para assistir não a uma sessão de treino de passe curto, mas sim a um jogo de futebol, que se quer disputado até ao último minuto. O encontro terminou mesmo empatado a zero, com Porto e Arsenal a qualificarem-se para a próxima fase da prova.

Agora em relação aos ultras, começamos por referir o efeito do espectáculo coreográfico, que não foi o melhor, mais uma vez devido à hora a que se disputa o jogo, que faz com que muitos espectadores apenas ocupem o seu lugar depois de começar a partida, não levantando, assim, a sua cartolina. O Grupo Mentalidade Ultras marcou mais uma excelente presença, das melhores de sempre, com o seu espaço completamente sobrelotado. Também os Super Dragões marcaram uma grande presença na superior Sul, talvez atingindo a marca dos dois milhares de elementos. Assim, pareciam estar todas as condições reunidas para uma grande prestação vocal dos ultras do Tribunal, mas a verdade é que o apoio foi apenas razoável, não atingido o nível que o número de membros justificava. Continua a faltar alguma coisa; infelizmente vê-se muita gente calada. Mesmos nós, GMU, que somos dos que mais cantamos, temos o dever de fazer mais e melhor. Meus amigos, convençam-se que o sector ultra é para apoiar, cantar, saltar e aplaudir. É para estar 90 minutos a dar tudo de nós para levar as nossas cores à vitória. Quem quiser ver o jogo tem os outros sectores do estádio, onde pode ver a bola sentadinho, sem bandeiras nem estandartes e tem ainda o sofá de casa, em frente à tv. Ainda assim, destaque para os momentos fabulosos que se seguiram às duas bolas no ferro, onde todo o estádio cantou de pé e tentou empurrar a equipa para a vitória. Viveram-se momentos que fizeram lembrar os tempos da caminhada para a vitória na Liga dos Campeões, quando o estádio do Dragão era o verdadeiro 12º jogador. São esses momentos que queremos reviver, já em Fevereiro, nos oitavos de final, onde iremos defrontar o Chelsea, como ditou o sorteio entretanto efectuado.

Foi uma qualificação justa, mas muito complicada e que à segunda jornada parecia já muito distante. Mas os jogadores excederam-se nos momentos decisivos e deram-nos a oportunidade de continuar na rota do nosso sonho: Atenas.

Até Fevereiro, Liga dos Campeões!

5 Comments:

  • At 2:29 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Faltou dizer que o Pedro Joel teve que pagar o jantar lol

     
  • At 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    eu n vi nada disso! o meu fui eu q paguei:P

     
  • At 10:21 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Grande blog e grandes textos. Parabéns!

     
  • At 11:56 da tarde, Blogger C. said…

    Neste jogo até me arrepiei. O ambiente esteve realmente avassalador. Se fosse sempre assim..

     
  • At 10:40 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Sera que estou incluida numa das ultras que foi as compras? Acho que sim...

     

Enviar um comentário

<< Home