Catch us if you can...

sábado, dezembro 09, 2006

Vitória briosa

Depois de fazer a deslocação mais longa em Portugal continental, o campeão nacional em título recebeu, em casa, o Académica de Coimbra, em jogo a contar para a 10ª jornada da Liga. Recebeu e venceu, não sem ter sofrido e tremido.

O Porto começou bem, jogando ao ataque. No entanto, a formação de Manuel Machado, defendia com unhas e dentes e tornava-se complicado para os dragões conseguirem chegar à baliza do seu adversário. Todo o caudal ofensivo do FCP era travado ainda antes da grande área dos estudantes, pelo que, as oportunidades de golo, na primeira parte, não foram muitas. E se não foram para o Porto, ainda menos foram para o Académica, que se limitou a defender, não dando trabalho a Helton.

Na segunda parte, Jesualdo mexeu na equipa e, por virtude ou não desta mudança, os dragões adiantaram-se no marcador, com golo de Hélder Postiga. A partir daqui, o jogo esmoreceu e os jogadores portistas pensaram mais em defender o escasso 1-0 do que em jogar e marcar outro golo. A consequência foi a pior possível, um golo do Académica, já perto dos 80 minutos, que assustou toda a assistência do Dragão. Nessa altura a nossa equipa “acordou” e partiu em busca da vitória, que chegou mesmo ao cair do pano, através de uma cabeçada certeira Pepe, que marcou e estabeleceu o resultado final em 2-1, dando os três pontos ao FCP.

O momento do segundo golo do Porto foi sem dúvida dos mais efusivos do encontro e deixou os ultras presentes quase em estado de euforia. Apesar de não estarem em grande número, houveram bons momentos de apoio durante o jogo.

O GMU, como já é apanágio dos jogos em casa, teve uma boa presença. Mais uma vez, devido à redução do sector que nos é destinado, ocupámos um lugar diferente do habitual, mais perto dos restantes ultras, para assim o colectivo dos adeptos presentes ser mais forte e realizar com mais mestria uma das funções que lhes é, aliás, que nos é incumbida enquanto adeptos dedicados e ultras assumidos, um bom apoio. Foi o que fizemos, com toda a devoção e amor que nutrimos pelo nosso Porto!

E conseguimos a vitória!

O próximo embate do FCP é contra o CSKA, na Rússia, e é decisivo para as aspirações do nosso clube, na caminhada na Liga dos Campeões. Para nosso desgosto, nenhum elemento do GMU vai poder estar na bela cidade de Moscovo a assistir ao jogo, mas não deixaremos de estar presentes em pensamento e de transmitir todo o nosso apoio.

Só queremos que venças por nós!