Catch us if you can...

quinta-feira, abril 06, 2006

Mentalidade Ultra





















O termo Mentalidade é usado no nosso pequeno mundo Ultra com muita frequência. Mas será que o verdadeiro alcance da palavra é sentido por todos aqueles que a dizem?
Sinceramente, parece-me que não. E as evidências são muitas.
Definir Mentalidade é um desafio por si só. À primeira vista, Mentalidade é o que nos diferencia dos outros adeptos. Mas Mentalidade é muito mais do que isso. Mentalidade pressupõe o abdicar de tudo (ou quase) por 90 minutos. Mentalidade é o que nos faz lutar por aquilo em que acreditamos. Quando penso em Mentalidade, penso no processo que começa em arranjar dinheiro para ir à bola, que passa pelo perder de muitos momentos e pessoas e que acaba dentro de um estádio, a cantar pelo meu clube. No fundo, Mentalidade é o que se passa na nossa cabeça quando agimos em prol de um só ideal: o Porto.
Mas Mentalidade também é uma moda. Se Itália é um modelo a seguir em muitos aspectos, essa imitação também pode ser muito perigosa. Principalmente, quando é massificada pelas novas tecnologias. Se antes as curvas italianas nos chegavam precariamente pela TV ou por revistas estrangeiras, agora basta um clique para viajarmos por um mundo de grupos que nos dão um bocadinho do que se passa no paraíso tricolor. Este processo tem tanto de bom, porque nos ensina muito, como de perigoso, porque estamos mais sujeitos à massificação do espírito Ultra. E isto pode ser muito prejudicial, na medida em que qualquer pessoa sente que possui a tal Mentalidade e, partir daí, apregoa-a como um messias que caiu de páraquedas num mundo feito para alguns eleitos.
Não quero de algum modo dizer que somos geneticamente predispostos a compreender (ou não) esse tal espírito. Simplesmente acho que a assimilação da Mentalidade não se faz de um dia para o outro, com algumas visitas na Internet.
A única coisa que nasce connosco neste mundo é o amor pelo clube. O resto evolui ao longo do tempo. Quando entramos num estádio pela primeira vez passamos a sentir o emblema de outra forma, quando nos integramos num grupo damos outro passo e só ao longo dos anos, com muitos jogos e experiências, é que adquirimos o espírito. A Mentalidade é um sentimento que se constrói com as vivências. E desculpem-me, mas destas não vos falo porque, no meu entender, o que se passa num jogo dificilmente pode ser descrito. Os momentos são de quem os vive.
Não é, então, por acaso que aproveitamos esta palavra para designar o nosso grupo. É sim porque acreditamos que somos capazes de a honrar, mostrando jogo após jogo que a Mentalidade não se apregoa... Pratica-se!

20 Comments:

  • At 6:01 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    muito bem... realmente assimilação de Mentalidade não se faz de um dia para o outro, com algumas visitas à Internet, apesar de algumas pessoas pensarem k sim... é um sentimento que se constrói com vivências, mesmo que algumas dessas por vezes sejam um pouco amargas de aceitar... mentalidade é na verdade dar o tudo por tudo, nos momentos de glória, mas também nos momentos antecedentes a vitórias para iluminar um pouco mais o nosso Brasão... momentos esses por vezes um pouco sombrios... mas esse sentimento, referido anteriormente, está sempre presente, e transmite-nos segundo a segundo a esperança de que melhores dias virão, e continuaremos co garra no Estádio a apoiar o nosso Porto...

     
  • At 6:19 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Acho que depois deste texto vais receber um Prémio Nobel!
    De resto nada a acrescentar ao que vossa exelencia disse! GMU e basta!

     
  • At 8:55 da tarde, Blogger Desnorteado said…

    gosto especialmente do ultimo periodo!

    Ultra é também acima de tudo intervir!

    Saudaçoes
    Rui

     
  • At 1:43 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Simplesmente GMU....

     
  • At 2:13 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Finalmente encontro alguém que me entende e segue o meu modo de viver e pensa da mesma maneira que eu. A mentalidade nasce connosco e aperfeiçoa-se ao longo da experiência de vida. Viver para um clube que nós amamos não é para qualquer um, só mesmo quem está dentro da situação apercebe-se das dificuldades e alegrias que atravessamos quando acompanhamos o nosso Porto.
    Até mesmo o nosso último cântico resume tudo aquilo que somos e por quem vivemos - Tripeira eu sou / Eu dou a vida para seres campeão a mim não me interessa onde vais jogar...
    Só os verdadeiros resistem a esta louca vida de ultra!
    Para o GMU os meus parabéns já sabem que estou aqui para vos apoiar, tenho uma pequena costela de GMU onde sei que tenho amigos para qualquer altura e com os quais já vivi momentos muito bons! ;-)

     
  • At 4:43 da tarde, Blogger 1893 said…

    Agora vamos tirar fotos de nos a trabalhar uma hora numa coreografia pra por aqui. Tambem quero aparecer.

     
  • At 10:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Bela analogia. Concordo essencialmente com a última parte. Os momentos e emoções sentidas são apenas de quem as vive, sendo algo inexplicável.

    []

     
  • At 10:53 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    simplesmente brilhante este texto...seguimos um ideal o ser ULTRA há 11 anos que mantenho essa filosofia ( nem sempre como gostaria de acompanhar o meu porto em todo lado )o ser ULTRA nao e moda e sim ter um ideal enquanto se quiser ser.
    Abraços Miguel Cedofeita

     
  • At 3:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ah meu GMUzinho...estaremos smp ctg!!!

     
  • At 7:06 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    O pibias acabou de se assumir gay com este comment!

     
  • At 7:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Eu uma x comprei mentalidade em lisboa. Era tamanho M, mas acabei por me eskecer dela lá. Desde esse dia k sonho ainda vir a ter alguma, mas agora tinha k ser paí L ou XL. :|

     
  • At 8:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O Informatica parte tudo... HAHAHAHA

     
  • At 8:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    realmente, o informática... e em Lisboa? logo ai...

     
  • At 9:19 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    E o joy taba cmg. Ainda tava a ter aulas cmg.

     
  • At 9:51 da tarde, Blogger C. said…

    lol

     
  • At 10:34 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Confirmo. Eu também comprei a mentalidade, mas eu nao a perdi, sujei-a a trabalhar num tifo.

     
  • At 11:17 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Não me digas que foi aquela que sujaste a pintar o estandarte em seixezelo!
    Isso foi um crime...

     
  • At 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Vim aqui parar quase por engano, no entanto permite me a mim BeNNfiquista dar-te os parabens, acho que conseguiste explicar em poucas linhas umas das coisas mais bonitas mas tambem mais dificil de se explicar*

     
  • At 5:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Só te revejo num grupo !

    Espero por ti la !

     
  • At 5:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    VOCES

     

Enviar um comentário

<< Home